top of page

Compreenda a sinergia entre técnicas corporais e respiratórias no yoga.

Foto do escritor: Jeff FlausinoJeff Flausino

Como você já sabe, o yoga é uma prática que visa a integração do corpo, mente e espírito, através de técnicas que buscam a união desses elementos. Duas das principais técnicas do yoga são os ásanas e os pránáyámas. Mas você sabe o que são essas técnicas e como elas se combinam na prática do yoga?



Os ásanas são posturas psicofísicas com duas leituras distintas, uma na tradição literária e outra no período contemporâneo. Na tradição antiga o termo ásana tem uma conotação simbólica que propõe que em nosso coração há uma espécie de trono firme e confortável onde o espírito se assenta. Essa interpretação filosófica é explicada nos Yogasutras, uma obra literária com mais de 2.000 anos, redigida na antiga Índia por um sábio chamado Patáñjali.


Já no período moderno o termo ásana tem uma construção física e mental, cuja proposta é reforçar a estrutura biológica do praticante através de técnicas corporais que aprimoram a flexibilidade, a força e o equilíbrio do corpo, além de estimular o sistema nervoso e melhorar a circulação sanguínea. Existem centenas de ásanas, cada um com seus próprios benefícios para a saúde física e mental.


Alguns exemplos de ásanas e seus efeitos para a saúde incluem:


1. Postura da Cobra (Bhujangásana): fortalece a coluna vertebral, melhora a digestão e estimula os órgãos abdominais;


2. Postura da Árvore (Vrikshásana): melhora o equilíbrio, fortalece os músculos das pernas e estimula o sistema nervoso;


3. Postura de Forte Extensão Posterior (Uttana Chatuspadásana): alivia o estresse e a ansiedade, tonifica o sistema nervoso central e fortalece os músculos das costas, ombros, braços e pernas.


Já os pránáyámas são técnicas respiratórias que buscam aprimorar a capacidade pulmonar, regular a respiração e equalizar as ondas cerebrais. A respiração é uma ferramenta poderosa para controlar a mente e as emoções, e os pránáyámas exploram essa relação para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e aumentar a concentração.


Alguns exemplos de pránáyámas e seus efeitos para a saúde incluem:


1. Respiração Sonora (Ujjayi): promove o foco, acalma a mente, reduz o estresse e a ansiedade, e ajuda a regular a respiração;


2. Respiração do Crânio Brilhante (Kapalabhati): estimula a digestão, purifica os pulmões e fortalece o sistema respiratório;


3. Respiração Alternada (Nadi Shodhana): reduz a ansiedade, melhora o fluxo de ar nas vias aéreas e ajuda a equilibrar o sistema nervoso;


Os ásanas e os pránáyámas estão intimamente relacionados, já que muitos dos efeitos positivos para a saúde física e mental de cada técnica se potencializam quando praticados juntos. Por exemplo, a respiração profunda e controlada dos pránáyámas pode ajudar a aprimorar a execução dos ásanas, enquanto o relaxamento e a concentração desenvolvidos pelos ásanas podem facilitar a prática dos pránáyámas.


Além disso, tanto os ásanas quanto os pránáyámas estão enraizados na filosofia do yoga, que busca a libertação das ilusões e a conexão com a Realidade. Ao praticar essas técnicas regularmente, é possível desenvolver uma maior consciência psicofísica, equilibrar a mente e cultivar uma sensação de conexão com algo maior que nós mesmos.


Essa conexão metafísica que, de fato, é o sistema nervoso da prática do yoga é confirmado no capítulo 3 - Vibhutipada, dos Yogasutras (texto célebre da tradição yogi que a define como um Dárshana – ponto de vista filosófico do Hinduísmo) que explica o yoga numa prática trina:


1.Ishwara Pranidana: Devoção e obediência a Deus – sendo este o corpo da Realidade ao qual todos nós devemos contemplar;


2.Tapas: Sacrifício e esforço constante na prática de exercícios espirituais e superação dos males do corpo e da mente;


3.Swadhyaya: A prática da meditação reflexiva, o exercício do autoestudo que conduz o meditante a camadas mais profundas da própria consciência.


Em resumo, os ásanas e os pránáyámas são duas técnicas fundamentais do yoga que podem trazer uma série de benefícios para a saúde física, mental e espiritual. Quando praticados juntos, essas técnicas se potencializam e ajudam a cultivar a adequação das necessidades humanas e uma maior disposição para as atividades cotidianas.


Quer aprender isso e muito mais? Acesse a área de Membros Assinantes do portal dharmacenter.com.br e comece, já, sua jornada ao autoconhecimento e bem-estar.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page