Você já parou para pensar sobre o que fazer para otimizar o seu sistema nervoso? É muito simples fazer isso, apenas adequando alguns bons hábitos em seu cotidiano.
Neste texto compartilho alguns hábitos e estratégias que vão fortalecer seu sistema nervoso e mantê-lo saudável por muito mais tempo.

Primeiro, vamos entender o que o sistema nervoso faz?
Ele regula todas as funções do corpo humano, gerenciando seu bom desempenho e harmonia do funcionamento orgânico. Também assimila os estímulos sensoriais que captamos pelos sentidos naturais. E através dos neurônios, transmitem impulsos elétricos que carregam todas as informações de comando para o corpo realizar suas funções normalmente.
1. Hábitos alimentares que favorecem a otimização do seu sistema nervoso:
É do conhecimento de todos que a alimentação influencia diretamente a nossa saúde. Quando você tem uma dieta adequada e equilibrada à sua realidade biológica, é relativamente fácil fortalecer seu sistema nervoso em harmonia com o resto do seu organismo. Mas se a sua dieta for deficiente, recomendo você observar as dicas de consumo dos seguintes alimentos:
Ácidos graxos essenciais
Os ácidos graxos essenciais são necessários para o funcionamento normal do corpo. No entanto, como nosso corpo não pode sintetizá-los, devem ser obtidos através da alimentação.
Os alimentos que nos dão mais ácidos graxos são:
· Abacate;
· Amêndoas;
· Azeite de oliva;
· Brócolis;
· Couve de Bruxelas;
· Linhaça;
. Cálcio
Além de fortalecer o seu sistema nervoso, fortalece os ossos prevenindo a osteoporose. Também é útil para controlar a pressão arterial, regular a síndrome pré-menstrual e desempenha um papel importante na menopausa.
Pode ser encontrado em alimentos como:
· Chocolate amargo;
· Laticínios;
· Vegetais (espinafre, alface, acelga);
· Amêndoas;
· Grão de bico;
· Ovos;
· Azeitonas;
Vitaminas do complexo B
São vitaminas hidrossolúveis essenciais para o desenvolvimento do corpo. Contribuem para o metabolismo dos alimentos, o que é extremamente importante para manter seu sistema nervoso saudável.
Entre os alimentos estão:
· Levedura;
· Salsa;
· Nozes;
· Legumes (cogumelos, cenoura, alface, espinafre);
· Cereais e pseudocereais (aveia, farelo de trigo, grãos de soja);
· Queijos;
· Gema de ovo;
2. Evite hábitos nocivos
Todos nós sabemos que o consumo de substâncias tóxicas, tais como álcool e tabaco, é altamente prejudicial à saúde, assim como drogas de qualquer natureza. Estes hábitos favorecem o desenvolvimento de doenças, tais como:
· Diabetes do tipo 2;
· Hipertensão arterial;
· Doenças pulmonares crônicas (enfisema pulmonar, câncer);
· Doenças vasculares cerebrais;
Ao evitar o consumo destes componentes nocivos, você contribui diretamente para fortalecer seu sistema nervoso. Além disso, ao fumar e consumir álcool, seu cérebro entra em contato com produtos químicos que afetam sua saúde de maneira significativa, mudando negativamente o funcionamento do corpo, acelerando o processo de doenças e morte.
3. Pratique atividade física regularmente
É crucial e indispensável fortalecer o seu sistema nervoso com a prática regular de exercícios físicos. Com isso, dentre muitas vantagens e benefícios, você pode liberar o estresse que afeta sua saúde mental, evitando uma série de doenças.
Uma das indicações de atividades mais adequadas, segundo a ciência, é o Yoga. Pois ele é uma prática integrativa – que exercita corpo, mente e emoções. O mais importante, certamente, é praticar alguma atividade física com regularidade. Encontrar uma prática que lhe dê prazer de fazer. É aconselhável que pratique, pelo menos, 30 minutos de atividade física, três vezes por semana. O ideal seria praticar todo dia. A ciência já comprovou que uma das coisas mais importantes para manter o sistema nervoso saudável é a prática regular de exercícios corporais. Então, vamos lá! Mexa-se criatura!
4. Infusões (os famosos chazinhos)
Todos sabemos que a cafeína, presente no cafezinho e chá preto de muitos de nós é um forte estimulante, um energizador poderoso. O problema é que o seu consumo a longo prazo traz consequências diretas e nocivas sobre o nosso sistema nervoso. Há outras maneiras de começar o dia com energia sem a necessidade do consumo de cafeína. Não é necessário cortar totalmente a cafeína, apenas diminua a ingestão. Recomenda-se, portanto, trocar esta bebida por um bom suco verde. Dessa maneira você obtém considerável energia e bastante nutrientes, naturalmente. Outra maneira de incrementar o seu sistema nervoso é através das infusões de:
· Camomila;
· Alecrim;
· Eucalipto;
· Gengibre;
· Limão;
· Valeriana;
· Chá verde;
5. Curta o dia! Tome bastante luz solar
Embora a exposição excessiva ao sol seja altamente prejudicial para a saúde da sua pele, em pequenas doses a luz solar ajuda a melhorar o funcionamento do nosso organismo. Entre os efeitos mais importantes da luz solar sobre a saúde estão:
· Impede o câncer de mama;
· Desinfeta e cura feridas;
· Ajuda a combater doenças de pele como a psoríase e a acne;
· Reduz o colesterol através de sua conversão em hormônios esteroides;
· Melhora a oxigenação do sangue;
· Otimiza o funcionamento do sistema imunológico;
· Promove o crescimento infantil;
· Melhora a saúde dos neurônios;
6. Faça atividades culturais
A música não só afeta positivamente o seu humor, mas também pode melhorar e fortalecer o seu sistema nervoso. Isso acontece porque os neurônios são forçados a exercitar e trabalhar diferentes áreas do cérebro. O mesmo ocorre com:
· A leitura;
· O desenho;
· O artesanato;
· O xadrez;
· Sudokus;
Escolha o que você gosta e coloque em prática pelo menos alguns minutos por dia.
7. Faça meditação regularmente
A meditação é um santo remédio para o sistema nervoso. Há vários estudos científicos comprovando os efeitos da meditação na prevenção de doenças neurológicas e, até mesmo, na cura de algumas patologias. Mas para ela funcionar é necessário praticar com regularidade. Encare a prática da meditação como tomar banho. Todos tomamos banho regularmente para manter o corpo limpo e livre de doenças. Assim também é a meditação; um processo continuo de higienização mental. Meditando, mantemos nossa mente livre de “ervas daninhas”.
Observe com atenção o seu sistema nervoso
Manter o seu sistema nervoso saudável depende, basicamente, de hábitos simples. Com essas dicas você pode fazer isso sem grandes preocupações. Lembre-se de que ao manter uma rotina saudável você contribui não só para otimizar o desempenho do seu sistema nervoso, mas também pode prevenir uma série de doenças.
Escola Dharma - Yoga, Budo e Bem Estar
#sistemanervoso, #yoga, #meditação, #escoladharma, #saude, #bemestar, #comofortalecerosistemanervoso, #dicasdesaude, #dharmayoga, #neurociencia
Fontes:
Sites: melhor com saúde; saúde abril; alimentos saudáveis net.
Kommentarer